domingo, outubro 28, 2007

Outro dia e nada mudou…o céu continua cinzento e parece já chover lá fora. Ela entra no café, o de sempre, velhos hábitos mantêm-se sempre. Senta-se e fuma o seu cigarro enquanto pensa no que vai fazer a seguir…Pega no jornal, dá uma olhadela breve ás noticias e corre logo para a secção que a tem trazido angustiada…Necrologia…lê e relê e dá um suspiro…mais uma vez ele não apareceu nesta página.

Que alivio, pensa. “Já não me basta não poder contactar com ele, seria muito pior só ter noticias dele através desta secção…Ele está mal mas irá sobreviver…”

Cumpre a sua promessa e não mais volta a dirigir uma palavra sequer àquele que por surpresa, por lhe fazer algo completamente inesperado, a fez tremer e chorar durante dias a fim…Agora desistiu e só vagamente se recorda dele e lhe dá um pequeno aperto no peito mas rapidamente se esquece e pensa no que irá fazer nessa noite…Tem algo de positivo ter tanto tempo livre, pelo menos tem-se divertido e aproveitado o tempo e raramente deixa que a tristeza a dissuada de sair…

Chega o seu café e ela bebe-o, antes de se dirigir á porta e rumar para a sua vida neste dia.
Pára de pensar e fecha o jornal, chega de tentar distrair os pensamento em redor de algo que já não vai mudar…Afinal a arrogância dele cresce de dia para dia e quase se torna insuportável um simples trocar de palavras, inocentes, com pedidos de informações somente…

Entra no hospital …vai ao balcão de informações e pergunta só se existem novidades,…Nada…Tudo na mesma… “Continuamos sem novidades…Está estável…penso eu”. Ela sai e fica sem saber se será bom ou mau aquilo que acabou de ouvir…Controla as lágrimas, estas de angústia, de não poder fazer mais nada…Ela sabe que sim…saberá ele que sim? E num misto de emoções, sem saber bem o que fazer, dirige-se á porta de saída e pensa “Amanhã tenho de voltar cá…”

Já não me ouves? Já não me lês?E hoje tens coragem para responder?Diz me que sim...somente um sim...Onde estão as promessas que me prometeste?Lembraste deste mar?Afinal...100% não é tudo...

segunda-feira, outubro 15, 2007

E ela lá continua no seu caminho…encolhe-se ao mínimo sinal de medo, angústia talvez, remorsos, daqueles que sempre atormentam quando se vai além e se tenta perceber onde se errou…
Baixa a cabeça perante o novo cenário em palco, repara vagarosamente em todos os adereços e só acorda quando lhe dizem “És tu agora. Entra em palco e brilha”.
“Está cada vez melhor”, ripostam aqueles do canto esquerdo, lá na ala norte.
Ela entra sempre com um brilho nos olhos, cheio de recordações belas de alguém que um dia a fez sorrir de novo.
Entra firme, sem medo, diz as suas deixas e sai do palco.
Pára e pensa: “Só mais esta vez, esta será a última”, cai uma lágrima nos tacos de madeira da sua vida. Ergue a cabeça e promete “Para a próxima estudo melhor as cenas, não posso voltar a ser como era”.
Abandona o velho edifício e caminha levemente.
“Já pensaste que para ele não foi assim tão especial e único todas as cenas que ensaiaram?”, perguntam “ Se tivesse sido diferente e tão sentido como foi por ti ele já tinha voltado e tinham ensaiado mais uma vez a vossa peça”, logo rematam alguns.
“No passado lutou tanto por aquilo que não valia a pena, chorou e desesperou”, dizem sempre aqueles pobres tristes. “Desta vez ela sabe, não será igual, não quer perder tempo, não quer entrar em lutas de sofrimento e angústia, sem obter resposta quanto à sua derrota ou vitória”.
Agora ele é pescador e passa os dias em alto-mar, só volta de 2 em 2 meses. “Ele que a procure, afinal não foi ela que mudou de casa.” Mas não, já não é assim “Porque havia de ser ela? Não, ela não o vai fazer…Está mudada e já não consegue gritar a plenos pulmões, como fazia na infância”.
Ela aproveita, pequena princesa, aproveita todos os dias que o sol espreita e suga o que a noite ainda em para oferecer.
“Ele disse que já não estava certo de ser ela a sua amada...Mas como não percebeu que nunca se tem essa certeza? “, dizem aquelas do alto da sua sabedoria. “Ele foge dela, foge dos seus problemas, não mais a procurou…nem perdurou a amizade…nem para os ensaios ele lhe ligou…será que não se irá arrepender? Como ela sofre na angústia de ainda não perceber o porquê deste final…”, “Será que nunca gostou dela?”
Já nem se sabe se “ele sabe que sim”…já não existirá o “mundo lá fora”…
Um dia ele vai querer ser como ela…Pobre pescador…

sexta-feira, outubro 05, 2007

“Está perdida”, dizem uns, “É desta que ela não aguenta”, logo argumentam outros.
Mas não, ela é forte…tem garras de leão, basta querer usá-las. Traça um caminho e logo segue outro.

Solta gargalhadas sempre no momento em que os demais não o esperavam…e deita lágrimas de dor e desespero, enquanto sorri alegremente.
“Não te vou deixar…”, diz alguém, sempre com a cara mais pávida e serena que consegue fazer…e segue, deixando-a de novo…


Vêm outros, falam e falam, dizem de sua justiça e largam-na, para depois a puxar e pela mão e guiarem como a uma criança.
“Pelo menos sabes que o tens como amigo”, aquele ali, que permanece no escuro e não mostra a cara… “Agarra-te a isso” , não, não te agarres…amizades desvanecem no tempo…”Olha…não viste que chorou? Ele no fundo não sabe o que quer fazer”…E ela segue, vai um pouco mais abaixo e aí permanece…
Cruzam-se com ela os mais perfeitos luares e tudo a inunda…”Está louca!”, alguns referem com pena. Pena não! Nunca, jamais!
Ela mudou, em dias, como pode ter ela mudado? Já não o quer? “Eu acho que sim”, mas olha pelo que vi ela já secou a névoa que a acompanhava nos pobres olhos melancólicos… “Ela já não o quer…Afinal como pode querer?”
Acredito que ela vai suar só mais um pouco, até chegar ao cume da montanha…mas ela “ainda chora por ele”…já não, já não vai…já sorri e foi nadar no mar…é bom sinal…
“Acima de tudo sou teu amigo, vou continuar aqui para o que precisares” e no fim?
Mudou de estrada, já não lá trabalha, agora vende maçãs naquela pobre aldeia.
“Não te pressiones…não o faças com ele”, diz-lhe o amigo, sempre fiel a qualquer hora (pelo menos esse ainda vai lá a casa), “se pressionares é pior”.
“Escolhe outro vestido, esse não te cai bem, vais com o outro que te assenta melhor” Mas como mostrar que já nem pressão ela faz?
Já não o quer mais…já sofreu que chegue…”Olha ali, aquele está a sorrir para mim…porque não devolver também?”
“Esses sapatos não, gosto mais dos outros.”
“O encarnado sempre te ficou melhor!”